#tesourosanatomich: Ouro branco x banho de ródio?
- Você sabe o que é ouro branco e banho de ródio???
Quem me segue há mais tempo com certeza já sabe, mas vou contar aqui denovo pras criaturas desavisadas…
Já SALVA esse post para nunca mais esquecer!
Mas afinal, o que é o ouro branco?
O ouro, em seu estado puro, de 24K, é muito frágil e pode ser amassado com facilidade, o que compromete o delicado trabalho do joalheiro e a durabilidade da peça. Para corrigir essas características, são misturados a ele pequenas quantidades de outros metais.
No caso do ouro branco, ele é adicionado ao paládio, prata, platina ou níquel.
Mas fique tranquilo! Isso não faz perder o teor 18k da joia!!!
Ao criar o outro amarelo, por exemplo, ele é misturado ao cobre. Já, no caso do ouro branco, ele é adicionado ao paládio, prata, ou platina.
Para finalizar o processo, o ouro branco é submetido ao banho de ródio.
E é por isso que as joias de ouro branco demandam mais cuidados que as de ouro amarelo/rosé e você precisará fazer uma manutenção, mas não é nada para se preocupar!
O que acontece é que o ouro branco de 18K é levemente amarelado, meio champanhe, um tom muito bonito!
Porém, não é possível adicionar uma porcentagem maior que 25% de metais brancos para que ele fique com o prateado que você conhece, pois isso resultaria em um ouro de baixo teor de pureza, abaixo dos 18K.
Para alterar esse detalhe na cor e garantir o prateado, é feito um processo chamado banho de ródio. E é este acabamento que precisa de manutenção!
Sendo assim, quando for necessário, um novo banho é feito na peça, e ela ganha seu brilho de volta! Vale lembrar que também é possível criar lindas joias de ouro branco sem o banho de ródio: fica uma peça linda e com efeito diferenciado.
Vcs sabiam disso?
E falando do banho de ródio, que é o banho que embeleza e protege as joias…ja amei isso gente!!!!
Ródio é um metal da família da Platina, símbolo químico Rh – de extrema dureza – que fornece uma camada de proteção às joias de prata e ouro branco. É comum vermos na joalheria a indicação de que a peça passou por um “banho de ródio”.
O banho de ródio ou acabamento ordinário fornece uma camada de proteção às joias de prata e de ouro branco, protegendo a peça do aparecimento de manchas e arranhões e proporcionando um brilho branco prateado, extremamente brilhante e duro. As pratas e ouro branco são na verdade de cor acinzentada, e por isso precisam do banho de ródio para brilhar. Por isso têm aquele brilho prateado que vemos nas vitrines.
Joia COM banho de ródio
Joia SEM banho de ródio
Este revestimento, no entanto, não é insensível aos efeitos do desgaste diário, produtos químicos (perfume, cremes, sabonete, cloro, produtos de limpeza, etc) e aos metais abrasivos, sendo necessário evitar o uso das joias com banho de ródio durante atividades de limpeza doméstica, jardinagem, banho, mar e piscina e outras atividades que podem destruí-lo rapidamente. Quando a camada é gasta, o metal original fica exposto e assim, no caso do ouro branco, aparece a sua tonalidade ligeiramente acinzentada por baixo, o que faz necessária a repetição do banho.
Quando a camada é gasta, o metal original fica exposto e assim, no caso do ouro branco, aparece a sua tonalidade ligeiramente amarelada por baixo, o que se faz necessária a repetição do banho.
Efeito diferenciado! Vale lembrar que também é possível criar elementos exuberantes de ouro branco sem o banho de ródio. Dica incrível pra quem quer uma joia com efeito singular e ainda mais personalizado!
Gostou da informação? Então já salva e compartilha com uma amiga que vai gostar de saber pra não esquecerem mais!!!!