#tesourosanatomich- Diamante ou Brilhante?
Oi, criatura! Hoje vamos tirar uma dúvida super frequente por aqui hoje! E acho bom já enviar pra aquela pessoa que pode te dar uma joia de diamante algum dia!
Afinal, Diamante ou Brilhante?
Esta é a dúvida maaaais frequente entre os meus clientes! Qualquer pessoa que for adquirir uma joia vai se deparar com essas palavrinhas! Então, vale a pena entender o significado de cada uma para que não haja confusão, não é mesmo? .
Você sabia que nem todo DIAMANTE é um BRILHANTE??? Vou explicar bem resumidamente: no Brasil, os dois termos são usados como sinônimos. No entanto, é bom saber que todo brilhante é um diamante, mas nem todo diamante é um brilhante.
Para entender a diferença, é preciso saber que o BRILHANTE diz respeito a uma lapidação específica do diamante. A gema é o DIAMANTE, brilhante é o nome da lapidação mais linda para o diamante, criada pelo joalheiro veneziano Peruzz, no final do século XVII. Essa lapidação tem a forma redonda, compõe-se de 58 facetas e explora ao máximo as qualidades óticas do diamante, resultando em maior brilho.
O DIAMANTE pode ser lapidado em diversas outras formas (gota, navete, oval, etc) e então não será mais “brilhante”. Além disso, se compararmos entre todos os tipos de lapidações que existem, a brilhante é sempre a que possui o brilho maior.
Mas por que é tão necessário saber a diferença entre brilhante e diamante?
Essa informação é essencial, porque muitos joalheiros brasileiros não usam diamantes com lapidação brilhantes em alguns casos, principalmente quando querem reduzir custos. Existe, no caso de pedras pequenas, a famosa lapidação 8/8 (oito oito), que possui menos facetas. São pedras que brilham menos e possuem preço menor do que as abrilhantadas.
Então, criatura… fique atenta!
Agora que você já sabe, pode perguntar ao seu joalheiro se o diamante que vc está comprando é um 8/8 ou brilhante.
Também leve em consideração que uma diferença de valor muito alto entre uma joia e outra pode estar diretamente relacionado a qualidade dos diamantes.
No meu caso, só trabalho com brilhantes, pois seu brilho é incontestável. Entendido???
De agora pra frente vc não vai mais fazer confusão!!! Se tiver ficado alguma dúvida, deixa aqui pra gente!
145
Like this post