Prata de lei e prata 925? Saiba como diferenciar!
No momento de comprar uma joia de prata, principalmente quando falamos em uma opção personalizada, cuja confecção é minuciosa e planejada em cada detalhe, surge a dúvida sobre qual é a melhor opção entre prata de lei e prata 925.
Para entender a diferença entre as duas, é preciso voltar no tempo e buscar as origens dessas composições, lá nas terras dos nossos colonizadores, em Portugal.
Por isso, neste texto, vou apresentar um breve contexto histórico sobre a prata de lei e a prata 925, mostrar quais são as diferenças entre elas e apresentar alguns fatores importantes de considerar antes da escolha. Acompanhe aqui!
Breve contexto histórico sobre os tipos de prata
A prata sempre foi um material muito admirado e desejado pela nobreza portuguesa, sendo, até hoje, símbolo de sofisticação e elegância. Por isso, no século XV, a realeza queria certificar-se de que suas joias atenderiam a um padrão de qualidade, sendo as mais puras possíveis e com menos misturas de outros materiais.
Então, surge o termo “prata de lei”, pois a legislação exigia que as joias tivessem, pelo menos, 80% de pureza. Além disso, foram estabelecidas punições severas para aqueles que comercializassem a prata com um nível de pureza abaixo do indicado.
Diferenças entre a prata de lei e a prata 925
Muita gente pode pensar que a prata 925 é inferior à prata de lei. Porém, na verdade, ela também apresenta altíssima qualidade e durabilidade. A diferença, portanto, encontra-se apenas em seu grau de pureza.
A prata de lei — ou prata 950, como também é chamada — tem, em sua composição, 95% de prata e 5% de outros metais. Já a prata 925 é composta por 92,5% de prata e 7,5% de outros materiais. Simples, não é?
Esses outros metais adicionados são importantes porque não apenas facilitam a manufatura das joias, como também aumentam a sua durabilidade e resistência. É por isso que não é comum ver peças com prata 100% pura, uma vez que elas teriam uma dureza muito baixa e, portanto, deformariam com muita facilidade.
Considerações importantes ao escolher entre os dois tipos de prata
Apesar de apresentarem qualidade, brilho e durabilidade, a diferença em suas constituições já é o suficiente para notar variações entre as peças confeccionadas com prata de lei e prata 925
Qualquer que seja a composição da peça que você for comprar, seja ela feita com prata de lei ou prata 925, ela será uma ótima escolha. Além de clássicas e elegantes, essas joias duram uma vida inteira e são ótimos presentes. Afinal, presentear alguém com uma peça de realeza não tem erro!
Agora que você já entendeu quais são as diferenças entre prata de lei e prata 925, já sabe qual escolherá? Conta para mim aqui nos comentários!