Você sabe qual a pedra de cada curso de graduação?
Estudar e aprimorar os nossos conhecimentos é uma das maneiras mais nobres de alcançar patamares mais elevados na sociedade e, por isso, cada novo diploma deve ser devidamente celebrado e valorizado! No post anterior, mostrei como escolher o anel de formatura, lembram? E ainda falando nesse assunto, saber qual a pedra de cada curso de graduação pode ser muito interessante!
Essa é uma forma singela, mas também bastante simbólica e protocolar de valorizar essa nova fase. E vale lembrar que, para a homenagem cumprir seu papel, é sempre importante tomar cuidado com as falsificações, comprando apenas dos especialistas na área. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre essa escolha!
A história dos anéis de formatura
O costume de utilizar anéis de formatura já é bastante antigo e, em linhas gerais, podemos considerar que os primeiros registros vêm dos Estados Unidos, por volta do ano de 1835. O fato se deu na academia militar de West Point, onde os gestores e acadêmicos sentiram a necessidade de criar um símbolo que seguisse com os alunos para sempre.
Não demorou para a ideia se espalhar pelo planeta e ganhar novos ares, profissões e áreas de ensino, dando início a uma bela tradição, que chegou até o Brasil. Por aqui, o design e a pedra escolhida tem relação com o campo de formação, podendo ter modelos convencionais, moderninhos, mais diferentes, mais delicados, sempre de acordo com o sonho de cada um, podendo ou não incluir o brasão do curso em questão.
A pedra de cada curso
SAFIRA
A safira, pela cor azul, costuma ser relacionada com o céu e com a vontade de dominar esse espaço, que é um dos grandes limites humanos ao longo do tempo. Em termos de carreira, isso significa a sabedoria, a exatidão e a busca pela verdade, que podem ser aplicadas de diversas maneiras e em diversas áreas.
As carreiras representadas por esse símbolo são as de Ciências Exatas, como Administração, Arquitetura, Engenharias, Física e outras desse mesmo ramo.
ESMERALDA
A esmeralda, de coloração verde, remete à natureza e ao renascimento, também estando relacionada com o poder de cura e de restauração da saúde. Por esses e outros motivos, essa é a pedra utilizada para representar os cursos de graduação das profissões da área de Ciências Biológicas e da Saúde.
Entre essas carreiras estão Medicina, Educação física, Medicina Veterinária, Fonoaudiologia, Enfermagem, Nutrição, Estética e Cosmetologia, Fisioterapia e outros campos similares.
RUBI
O rubi é uma pedra reconhecida pela marcante coloração vermelha, que é a cor da paixão e do sangue, além de trazer a lembrança do ser humano como uma criatura mortal. Por isso, ela é empregada nos anéis de formatura das carreiras de Ciências Humanas, como o Direito e o Jornalismo. Outra instituição que a utiliza como símbolo é o Corpo de Bombeiros.
AMETISTA
A ametista é utilizada na confecção de joias que estão relacionadas com a filosofia e a espiritualidade. A sua cor, que é violeta ou arroxeada, esteve bastante associada à clareza mental, à realeza e ao clero, além de ser usada como um amuleto de proteção contra a intoxicação e pensamentos negativos.
No universo das profissões, é utilizada para Geografia, Sociologia, Gastronomia, Pedagogia, Letras, História, além de outras áreas relacionadas.
TOPÁZIO IMPERIAL
O topázio imperial é a variedade mais rara do topázio. Possui uma tonalidade única: amarelo com nuances alaranjadas. A gema representa a inteligência, sabedoria, a comunicação, a disciplina. É conhecida por estimular o equilíbrio e a cura. É a pedra símbolo do curso de Farmácia.
TURMALINA ROSA
As turmalinas utilizadas em anel de formatura, geralmente são as verdes e rosas. As turmalinas rosas ou ainda, as rubelitas, são associadas à amizade e à criatividade. Também são ligadas às emoções e ao processo criativo. É a pedra símbolo do curso de Ciências contábeis.
GRANADA
A granada pode ser encontrada em diversas cores na natureza! No entanto, a cor mais conhecida é a de tonalidade vermelha acastanhada. Na antiguidade, essas pedras foram associadas ao sangue, ao coração e ao fogo. Por essa razão, a pedra é muito relacionada ao amor e a paixão!
Apesar de ser da área da saúde, a Odontologia é o único curso que utiliza a granada como pedra símbolo, e não a esmeralda como a maioria dos cursos da saúde. Isso se deve ao fato do Congresso Internacional de Odontologia ter acontecido em Granada, na Espanha e foi uma forma de homenagear a cidade que sediou o evento.
ÁGUA MARINHA
A água-marinha é conhecida por ser a pedra protetora dos viajantes e marinheiros e também é considerada um amuleto contra afogamentos. Está ligada à intuição e às emoções. As variações naturais de cor da pedra vão do azul celeste, mais clarinho, até o azul marinho, mantendo sempre o fundo esverdeado e vítreo. Entre os cursos que a utilizam como pedra símbolo estão: Economia, Oceanografia, Biologia.
Como você pôde ver, cada pedra utilizada para homenagear os formandos tem o seu próprio significado e ajuda a valorizar ainda mais o diploma de cada área!
Gostou de aprender qual a pedra de cada curso de graduação? Então, confira também nosso outro artigo sobre os anéis de formatura!