Anel de debutante: entenda o significado dessa tradição
As festas de debutantes (ou de 15 anos, como são conhecidas hoje em dia) mudaram muito ao longo do tempo. Algumas das suas tradições se perderam, mas outras ainda permanecem, como presentear a aniversariante com o anel de debutante.
Afinal, qual é o significado dessa tradição? Como escolher o anel certo? Neste post, explico para vocês a história por trás dessa peça e te ensino como escolher a joia perfeita! Vem comigo…
Qual é o significado do anel de debutante?
Tradicionalmente, as festas de debutante eram cerimônias em que as famílias nobres apresentavam as suas filhas à sociedade, no momento em que elas atingiam os seus 15 anos. Ela era (e ainda é!) uma festa muito simbólica, que marcava a transição entre a infância e a vida adulta das meninas, que agora estavam aptas a casar.
Como não era permitido que as crianças usassem joias, o anel simbolizava essa nova fase que começava. É claro que, hoje em dia, casar-se aos 15 anos já está ultrapassado! Porém, a simbologia desse rito de passagem, de uma nova fase e da independência por trás da festa, permanece.
É isso que o anel de debutante representa. Além de ser um presente muito desejado pelas meninas, ele é a materialização desse marco tão importante na vida delas.
Qual é o modelo mais comum?
O anel mais tradicional para presentear as debutantes é o solitário de brilhante (diamante). Aquele modelo com uma pedra única, super clássico e delicado (normalmente, feito de ouro branco ou amarelo) que é usado na mão direita, no dedo médio ou anelar. Mas essa é uma tradição que já não é seguida tão à risca atualmente!
Na verdade, a opção fica muito aberta tanto ao gosto da família quanto da aniversariante. O mais importante é o momento tão especial que ele representa — além, é claro, de que ela ame o modelo!
Como escolher o anel de debutante certo?
A escolha vai depender de alguns fatores, sendo os principais deles o local onde comprar, a qualidade do material e a personalidade da debutante. Eu explico tudo direitinho abaixo, veja só!
Local onde comprar
Em primeiro lugar, certifique-se de encontrar uma loja ou designer de joias que garanta a qualidade e dedicação na produção das peças. Essa é uma joia que a aniversariante anseia ter e usar pelo resto da vida, então, a sua durabilidade é um fator indispensável. Pesquise bem e dê prioridade às lojas ou designers que você sabe que pode confiar!
Qualidade do material
O material já deve ser escolhido de acordo com a sua qualidade e as preferências da aniversariante. Como eu disse, os clássicos das festas de 15 anos são o ouro branco e amarelo, que são indiscutivelmente materiais de altíssima categoria. Porém, é importante saber qual é aquele que a aniversariante deseja.
Personalidade da debutante
Quando falamos nesse anel, especificamente, estamos falando de uma joia que carrega muito valor sentimental. Ela representa um momento importante, e é símbolo do amor envolvido nessa homenagem que os pais fazem para sua filha. Por isso, ao escolher o anel, tenha certeza de que ele a representa.
Nesse sentido, aliás, um anel personalizado pode ser uma excelente escolha: uma peça única, que é só da debutante e feito para ela! Além dos tradicionais solitários de brilhantes, os petit aneis tem sido muito procurados e são amados demaaaaais pelas garotas de 15 anos! Tendência minimalista, são cheios de personalidade e dá pra fazer cada composição mára com um mix deles!!!
Tradicionalmente, a entrega do anel de debutante é feita pelo pai da menina, no momento antes da valsa. Mas isso não significa que a família não pode inovar e presentear em outro momento da festa, ou em uma ocasião mais particular!
E aí, gostou de conhecer a história de tradição e simbolismo por trás da joia mais querida pelas adolescentes? Então, aproveite e curta a minha página no Facebook para conferir mais posts sobre este e outros assuntos!