Afinal, o que é o diamante quadrado?
Você já ouviu falar em diamante quadrado? Calma, pois essa não é nenhuma invenção maluca! Pelo contrário, o diamante princess é super tradicional, e também o sonho de muitas mulheres por aí!
Essa pedra desejo ganhou ainda mais significado com esse diferente formato. Quer saber qual o mistério por trás dessa história e ainda por que ele é tão amado? Vem comigo que te conto tuuudo! Confira!
Qual a história do diamante quadrado?
Bem, ele tem esse nome porque a pedra é lapidada no encantador formato quadrado. Para chegar ao resultado que vemos hoje, muitos lapidadores estudaram e fizeram bastante pesquisa de ótica.
Até chegar ao cobiçado corte princess, alguns precursores investiram no formato. Em 1971, o Barion, um corte quadrado com quinas arredondadas preparou o terreno, mas perdeu espaço por ter uma técnica muito complexa e difícil de executar. Logo em seguida foi a vez de sua evolução, o Quadrillion, com 49 facetas.
Apenas no ano de 1979, Ygal Perlman, Betzalel Ambar, e Israel Itzkowitz — também inventores do Quadrillion — conseguiram criar uma lapidação quadrada com 58 facetas, semelhante ao brilhante. Enfim, depois de todo esse trabalho, nasceu ele, o tão famoso diamante princess moderno, ou, o diamante quadrado.
Como é feita sua lapidação?
A lapidação mais comum no mercado brasileiro é o brilhante, o que explica o estranhamento que o diamante quadrado pode causar. Entretanto, o corte princess, nada mais é do que a variação quadrada do brilhante redondo, por isso, pode receber de 57 a 76 facetas.
Se visto de frente, a pedra tem formato quadrado, com quinas bem demarcadas. Já se observado de lado, é possível analisar seu formato em pirâmide invertida. Devido à forma piramidal, ele é capaz de refletir mais luz que qualquer outro corte no mesmo formato. Sendo assim, a exatidão no corte princess causa uma grande capacidade de dispersão da luz, ou seja, um belíssimo brilho — daqueles de parar o trânsito!
Quando o diamante princess é utilizado?
É nesse momento que as noivas de plantão ficam maravilhadas, afinal o diamante quadrado é muuuito famoso em anéis de noivado! A tendência é muito apreciada fora do país, mas já ganhou fãs fiéis em terras brasileiras.
O principal motivo para a sua popularidade é, sem duvidas, o brilho inigualável dessa peça, que valoriza ainda mais o momento do pedido de casamento. Mas não é só isso, outro fator que leva casais a escolherem o diamante quadrado é o sair do óbvio com uma joia cheia de personalidade. Já que no Brasil a lapidação mais comum para anéis de noivado é a redonda – brilhante!
Ele também pode ser um presente que marca uma data muito especial, como aniversário de casamento e formaturas, além de estar presente até em joias de bebê (o diamante também representa a pureza).
A verdade é que o diamante princess carrega uma beleza extraordinária. Uma joia com essa pedra pode ser um solitário ou vir acompanhada de outros diamantes menores, afinal, a grande vantagem das joias personalizadas é ser do jeitinho que você sempre sonhou!
Me conta mais: você gostou de saber sobre esse tipo de lapidação? A joia com o diamante quadrado é o que você sempre sonhou?