Joias de prata: veja os 5 cuidados que você TEM que ter!
A prata é um metal bastante utilizado e muito querido por homens e mulheres que valorizam joias nobres e elegantes. No entanto, ela possui características que exigem maior atenção, como a possibilidade de oxidar e perder o brilho.
Por essa razão, criamos este post com os principais cuidados com joias de prata que você deve ter para que sua peça fique conservada e com o brilho natural. Ficou interessada? Então não deixe de ler!
Entenda como ocorre o processo de oxidação da prata
A oxidação é o processo de escurecimento da joia. Ele ocorre quando o metal entra em contato com o enxofre, que está presente massivamente no nosso dia a dia, e também com excesso de ar e umidade. Além disso, o suor também contribui para a oxidação da prata, assim como o contato com cremes, perfumes, calor, pomadas, loções etc.
É importante ressaltar que esse é um processo NATURAL do metal e que não significa que a qualidade da liga seja ruim. A boa notícia é que, com os cuidados certos, é possível fazer com que a joia volte a ter seu brilho normal.
Conheça 5 cuidados com joias de prata que você deve ter
Quer saber o que fazer para que a sua joia fique conservada e mantenha o brilho por mais tempo? Então confira esses cuidados básicos.
1. Limpe sempre depois de usar
Não deixe para limpar sua joia apenas quando ela estiver mostrando sinais de escurecimento. O ideal é fazer a limpeza sempre que usar, visto que o contato com o próprio suor pode alterar o brilho da peça. Sei que na correria de nossa rotina, fica difícil fazer isso diariamente. Então tente ter esse cuidado sempre que possível!
Uma flanela macia é mais que suficiente. Não precisa adicionar nenhum produto, nem mesmo água. Basta ter delicadeza e retirar a sujeira que está acumulada.
2. Não utilize produtos de limpeza doméstica
Por falta de informação correta, algumas pessoas usam produtos de limpeza doméstica em suas joias de prata. Esse é um ERRO que pode danificar bastante a peça. Inclusive, quando estiver fazendo as tarefas domésticas, como lavar roupas, louças etc., retire suas joias de prata para que elas não tenham contato com os produtos químicos.
3. Evite o contato da prata com o mar
Vai à praia? Deixe sua prata em casa ou as retire antes de entrar no mar. Isso é necessário porque a água salgada pode oxidar as joias de prata mais rapidamente. Da mesma forma, evite banhos de piscina, pois o contato com o cloro também é prejudicial.
4. Guarde corretamente
Muita gente acredita que basta limpar e colocar em qualquer lugar. Esse erro é bastante comum e pode ser o causador das manchas e falta de brilho das suas joias de prata.
É fundamental guardá-las em um local apropriado e que não seja propício para a oxidação, como caixas de metal, gavetas e outros locais fechados e úmidos. Depois de limpar, guarde-as separadamente em saquinhos de papel ou em caixinhas próprias para o metal. Outra boa dica é embrulhar em papel toalha.
5. Use produtos apropriados para a limpeza da peça
A limpeza das joias de prata deve ser feita com produtos específicos para não correr o risco de danificá-las. Além da flanela macia, o limpa pratas líquido é o produto ideal para fazer a limpeza periódica do metal. Sem contar que ele é capaz de remover oxidações profundas, recuperando o brilho natural da joia.
Nos meu instagram tem um DESTAQUE nos stories com o nome de “Dicas TOPS” onde falo sobre a limpeza da prata com um produtinho específico para essa finalidade, chamado MONZI (líquido azul) que tem um precinho super bom e dura bastante! Corre lá pra ver!
Como observamos ao longo do texto, a prata é um metal bastante sensível, mas nem por isso perde sua elegância. Com os cuidados que apresentamos, é possível conservá-la por muito tempo e manter seu brilho natural.
Curtiu nossas dicas de cuidados com joias de prata? Então não deixe de ler sobre as joias de ouro branco e saiba mais sobre essas lindas peças