#tesourosanatomich – Banho de ródio: entenda o que é e para que serve
Você já ouviu falar em banho de ródio? Para que serve?
Ródio é um metal da família da Platina que fornece uma camada de proteção às joias de prata e ouro branco. Sua coloração está entre o prata e o branco. Este elemento é bastante resistente à corrosão e super raro na natureza, difícil de ser encontrado. É comum vermos na joalheria a indicação de que a peça passou por um “banho de ródio”.
Será que está na hora de presentear sua joia com um acabamento rodinado?
Para entender quais são os benefícios de passar sua joia por esse procedimento, continue comigo até o final! Vamos lá!
O que é o banho de ródio?
O banho de ródio, ou acabamento rodinado, consiste na aplicação de uma camada deste metal em uma joia, por meio de um processo químico chamado de galvanoplastia. Esse processo é realizado em peças de ouro branco ou de prata, e a camada aplicada à joia pode ser mais grossa ou mais fina.
Para que ele serve?
Quem tem joias sabe como, ao longo do tempo, vários fatores (como clima, a frequência de uso, as substâncias com as quais entramos em contato) começam a causar efeitos indesejados em nossas peças.
É aí que entra a incrível ação do banho de ródio: por ser um metal super resistente, quando banhamos uma peça nele, isso confere uma camada extra de proteção a ela.
Esse processo protege a peça do aparecimento de manchas e arranhões e proporciona um brilho prateado. As pratas e ouro branco são na verdade de cor acinzentada / amarelada e por isso precisam do banho de ródio para ficar com aquele brilho prateado que vemos nas vitrines.
Este revestimento, no entanto, é sensível aos efeitos do desgaste diário e produtos químicos (perfume, cremes, sabonete, cloro, produtos de limpeza, etc).
Mas, atenção! Essa técnica não vai “blindá-la” completamente, impedindo que ela sofra qualquer tipo de avaria. Isso vai apenas prevenir que esses danos aconteçam com facilidade.
Portanto é necessário evitar o uso das joias com banho de ródio durante atividades de limpeza doméstica, jardinagem, banho, mar e piscina e outras atividades que podem destruí-lo rapidamente.
Quando a camada é gasta, o metal original fica exposto e assim, no caso do ouro branco, aparece a sua tonalidade ligeiramente amarelada por baixo, o que se faz necessária a repetição do banho.
Qual é sua durabilidade?
A durabilidade do banho de ródio vai depender, majoritariamente, de dois fatores: da espessura da camada do metal na joia e da frequência de uso da peça. A lógica é simples: se a camada for um pouquinho mais espessa, ela vai demorar um pouco mais de tempo para se desgastar.
Quanto à frequência de uso, o raciocínio é o mesmo — caso seja uma joia que você usa com muita regularidade, ela estará mais exposta. Por conta disso, vai entrar em constante contato com outros materiais e substâncias, desfazendo-se mais rapidamente. Já em joias usadas apenas em ocasiões específicas, o banho de ródio será sim bastante duradouro.
A média da durabilidade é de 01 ano e meio para as peças que você usa no dia a dia, e de cerca de 03 anos para aquelas que passam mais tempo guardadas. Quando o acabamento rodinado começar a perder sua força, você pode repetir o procedimento. Ao fazer isso, lembre-se de pedir à sua profissional joalheira que remova todo o banho anterior, ok?
Quais os benefícios do banho de ródio?
As propriedades desse metal permitem que, além de conferir resistência à joia, ela apresente um acabamento incrível, já que uma das características desse metal é seu brilho intenso. Outro benefício super interessante, e que poucas pessoas conhecem, é o seu uso em peças de ouro branco. O ouro branco tem um tom naturalmente amarelado, portanto, ao passar a sua joia por um banho de ródio, ela adquire um novo tom prateado e bastante brilhoso!
Gostou da informação? Então já salva, criatura! Pra não esquecer mais!
O que você achou dessa técnica? Ficou com alguma dúvida sobre o procedimento? Conte para mim nos comentários!