Histórias de Afeto: Leticia- O amor por sua histórias, raízes e pela mãe
Os relicários são sempre uma joia com um simbolismo especial e bem particular. Geralmente, são usados para representar as relações amorosas, ou com quem temos grande estima, e o segredo da peça cria um significado ainda maior, já que na maiorias das vezes as fotos e os momentos escolhidos para ficarem eternizados e guardadinhos próximo do coração, são lembranças que só o dono conhece!!!
A Lê sempre foi apaixonada por relicários, teve vários, mas nunca colocava fotos. Então, ao pensar na joia, tinha certeza que dessa vez usaria as fotos mais lindas!!! Além disso, ela sempre foi uma grande fã do Nando Reis, e a música dele que sua mãe mais gostava era justamente “Relicário”. Essa letra é linda demais gente!!!
Em 25 de fevereiro desse ano, a mãe da Lê infelizmente faleceu devido ao COVID-19 após 10 dias de internação. Ela era o exemplo de tudo pra filha: mãe, esposa, médica, ser humano…
Fazer uma joia que a representasse foi uma forma de me ajudar nesse momento de luto. Escolhi os padrões marajoaras para que a joia não só deixasse minha mãe perto de mim, mas também minha casa. Sou paraense, mas moro em São Paulo desde 2018.
Pra vocês conhecerem mais sobre a arte marajoara, ela é um tipo de cerâmica extremamente sofisticada esteticamente, fruto do trabalho das tribos indígenas que habitavam a ilha brasileira de Marajó próximo a Belém. O trabalho é realizado com destreza, tendo em conta as formas esguias e curvilíneas perfeitamente moldadas, e delicadamente decorados e pintados, tudo que nos inspirou para criar o design da peça!!!
Le lindeza, foi muito especial ressignificar esse momento e transformá-lo em uma memória doce e cheia de afeto! Que esse relicário sempre te acompanhe levando boas energias e muito amor!!!
E você? Qual referência cheia de afeto das suas raízes gostaria de eternizar em uma joia? Me conta aqui!!!