Diamante negro: Conheça essa pedra preciosa e seus cuidados
O diamante negro é uma pedra preciosa cercada por uma aura de mistérios, controvérsias e histórias. Isso porque antigamente ele foi injustamente desvalorizado e tido como uma gema inferior quando comparado ao diamante incolor.
Mais tarde, o diamante negro fez fama e se valorizou, quando foi encontrada uma amostra 67,50 quilates que pertenceu à realeza russa e ficou conhecido como “Diamante Black Orlov” ou “Olho de Brahma”.
Hoje, o universo da joalheria já se curvou diante dos encantos dessa pedra única e atualmente sabemos valorizar e reconhecer sua importância, magnitude e extrema raridade, o que a torna super exclusiva.
Se você está interessada em saber mais sobre essa pedra preciosa e seus cuidados, continue a leitura deste post!
Q que é o diamante negro
O diamante negro nada mais é que um diamante com múltiplas fraturas e inclusões em seu interior. São justamente essas características que conferem a essa pedra a cor escura.
A intensidade da cor do diamante negro está diretamente relacionada a maior ou menor concentração dessas inclusões. Sendo ele, proporcionalmente mais escuro, de acordo com a quantidade de fraturas que tem.
A cor de um diamante negro natural não é homogênea e pode variar de um tom cinza quase translúcido até um verde-oliva ou marrom escuro. Geralmente, a lapidação do diamante negro recebe menos cortes, o que resulta em menos facetas (quando comparado ao diamante incolor).
Contudo, não se engane, a lapidação do diamante negro é extremamente minuciosa, em função das características que já mencionamos a respeito do seu interior. Logo, ela requer muita habilidade e técnica para não danificar a pedra.
Os tipos dessa pedra preciosa
Basicamente o diamante, negro ou não, deriva de uma única matéria-prima, o carbono. Contudo, ele pode ser considerado natural, quando, como o próprio nome já diz, ele for encontrado na natureza. Hipótese em que seu valor será mais elevado, devido a sua raridade.
Existe ainda o diamante negro tratado, que é aquele que recebeu tratamentos especiais de irradiação de calor, para ficarem mais escuros. Os carbonados, que são uma versão de diamante em forma de rocha, com estrutura bastante peculiar, e que dificilmente será aproveitada para fazer joias.
Como cuidar das joias feitas com essa pedra
Apesar do fato do diamante negro não ter o mesmo brilho do diamante incolor, isso não significa que ele dispense cuidados. Ao contrário, em função de suas fraturas internas, ele é até mais sensível e delicado.
Entretanto, na prática, os cuidados são os mesmos, tais como:
- manter as joias longe do calor;
- guardá-las em ambiente limpo, seco, com pouca umidade e com proteção adequada contra arranhões e atritos;
- evitar contato com perfume, alimentos gordurosos, produtos químicos, entre outros.
Para higienizar seu diamante negro, é recomendado procurar ajuda de um profissional especializado e evitar seguir sugestões de limpeza encontradas na internet. Afinal, você tem uma joia e deseja preservá-la da melhor maneira, não é?
Quais são as joias feitas com diamante negro?
O diamante negro é uma gema muito versátil e combina com os mais variados designers de joias, podendo ser encontrado, por exemplo, em:
- alianças;
- solitários;
- anéis de noivado;
- brincos;
- colares;
- pulseiras.
Devido a sua cor negra intensa e profunda, muitas vezes, as joias de diamante negro são também cravejadas de diamantes incolores, para criar um contraste entre a profundidade da cor negra e o brilho dos diamantes mais claros.
Muitos casais que querem fugir do tradicional, querem algo mais estiloso, optam por colocar diamantes negros em suas alianças. Principalmente os homens com personalidade e estilo, já que as mulheres quase sempre colocam o diamante incolor em sua aliança. É uma alternativa super diferente e sofisticada ao tradicional!
É também comum associar o diamante negro aos mais variados tipos de metais nobres, como o ouro branco, o ouro amarelo e a platina. Muito eclético, ele combina com tudo, o que facilita o seu uso no dia a dia, até mesmo em situações informais.
E me conta aqui? Você teria uma joia com essa pedra?
Agora que você já sabe mais sobre o diamante negro, siga o nosso Instagram e fique por dentro de todas as nossas novidades!